IPTU 2026: contribuintes relatam horas de espera e lentidão no sistema para resolução de pendências

IPTU 2026: contribuintes relatam horas de espera e lentidão no sistema para resolução de pendências

Por: Capital 95 | 2026-01-07


A CAC (Central de Atendimento ao Cidadão) continua com longas filas de espera pelo terceiro dia consecutivo. Na manhã desta quarta-feira (7) muitas pessoas estavam em busca de soluções de pendências relacionadas ao IPTU. Cobrança indevida, valor exorbitante e dificuldades de acesso ao site oficial foram alguns dos problemas relatado ao jornal Midiamax.

Muitos contribuintes chegaram a ir na CAC na última terça-feira (6), porém com as horas de espera, acabaram desistindo e retornando nesta quarta. Campo-grandenses alegaram a reportagem sobre a falta de organização e calor que enfrentam enquanto esperam. Mesmo com os climatizadores no espaço, o calor continua, além disso, muitos aguardavam ser chamado em pé, por falta de assentos adicionais.

De acordo com relatos, a espera é de horas. A aposentada Zenoraide de Menezes, estava na fila desde as 08h52, e até as 10 horas ainda não tinha sido atendida. Conforme o relato, a aposentada foi cobrada indevidamente “Fui isenta e me mandaram o IPTU para ser pago, e vim aqui resolver, porque com o dinheiro da aposentadoria, não consigo pagar esse valor [do boleto]”, explica.

Já o aposentado Davi Marcelino de Oliveira, foi até o local para resolver pendências do imóvel que comprou recentemente. De acordo com o Davi, a esperança de ser atendido rápido passou assim que chegou no local.

Davi tem procedimento cirúrgico na perna, o que dificulta mais ainda aguardar o atendimento. “Estou aqui há mais 20 minutos, e pela minha senha vai demorar muito. Eu em pé, e não sei se vou aguentar esperar não, tenho cirurgia na perna, então é incerto que eu continue aqui por muito tempo”, conta.

Lentidão no sistema

Entre tantos problemas, pessoas relataram dificuldade de acessar o site oficial para resolver os impasses do IPTU. O que era para ser resolvido com apenas alguns cliques, se tornou horas de espera por atendimento presencial.

A nutricionista Cristiane Laís, afirmou que chegou a acessar o portal oficial do IPTU, para resolver problemas na cobrança. Contudo, enfrentou lentidão no sistema, que a obrigou a encarar a fila na CAC. “Aqui está lotado, e a gente tentou entra pelo site, e como não consegui, vim aqui presencialmente para contestar o valor”, afirma.

Cristiane afirma que o valor no boleto que recebeu a assustou. Segundo ela, aproximadamente R$ 1.700 reais foi cobrado. A nutricionista alegou que com pretende contestar o valor.

A diarista Maria Aparecida, que chegou no local às 8 horas, afirma que foi até a CAC para saber o valor do IPTU. Segundo o relato, o boleto não chegou em casa por problemas no endereço da entrega. De acordo com Maria, caso o valor acima do esperado, vai pedir recurso.

IPTU 2026

Os campo grandenses têm até o dia 12 de janeiro para obter descontos de até 10% no IPTU pago em uma única parcela. O desconto pode ser acumulado com o Bônus IPTU Azul, podendo chegar a 19% de desconto total.

No caso de parcelamento em 10 vezes, o vencimento da primeira parcela também é dia 12, com as demais no dia 10 dos meses subsequentes, com exceções em maio (11) e outubro (13).

O carnê do IPTU foi enviado via Correios para as residências dos contribuintes, mas também é possível emitir o carnê e consultar débitos no site da Prefeitura.

Sobre a lentidão no sistema, a Prefeitura alegou que a unidade registrou grande movimentação de contribuintes em busca de esclarecimentos sobre o reajuste do IPTU e da emissão antecipada do boleto do imposto. Contudo, o município relata que o atendimento foi organizado, com equipes reforçadas e foco total na orientação ao cidadão.

A Sefin (Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento) disse que reforçou as equipes para os próximos dias. Ao todo, dezenas de atendentes atuaram simultaneamente, tanto na emissão de guias quanto na análise e no esclarecimento de valores do imposto.

Em caso de dúvidas, os contribuintes podem procurar os canais oficiais da Sefaz:

  • WhatsApp (67) 4042-1320 – emissão de guias e consulta de débitos
  • Telefone 156 – atendimento geral
  • Atendimento presencial na Central de Atendimento ao Cidadão, para casos específicos
  • Site: iptu.campogrande.ms.gov.br


Fonte: Midiamax


ULTIMAS NOTÍCIAS



• AO VIVO